Integrante do grupo Conde Favela Sexteto, o guitarrista Diego Estevam lançou em agosto de 2024 o primeiro álbum solo: “Lúcido”. Com seis faixas autorais, o trabalho revisita as memórias e histórias vividas no Jardim Zaíra, na periferia de Mauá, na Grande São Paulo.
Na entrevista feita por Sarah Quines para a coluna Radar Sonoro, o músico contou sobre o encontro com o jazz a partir do hip hop, sobre o resgate da origem negra e periférica do jazz. Diego conta dos desafios para tornar o jazz um ritmo mais cotidiano nas periferias da cidade: "É mais barato ter um porte de fuzil do que um instrumento", diz o músico. Ele também falou das influências do maestro Moacir Santos e do guitarrista estadunidense Grant Green.
Diego Estevam se apresenta no dia 19 de novembro no Sesc Consolação, em São Paulo, dentro do projeto Instrumental Sesc Brasil. A apresentação é gratuita, basta retirar o ingresso a partir das 12h da data do show, que também será transmitido ao vivo pelo canal do Sesc no YouTube. Confira mais no player acima.
Músicas tocadas no episódio:
"É dia de jogo no Olinda" - Diego Estevam
"Café à margem" - Diego Estevam