Você sabe como melhorar a autoestima? O exagero da autoestima não levaria alguém a ser considerado prepotente ou arrogante? Para responder a essas questões, o Tarde Nacional conversou com o psicanalista pela Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo e hipnoterapeuta, Alexandre Pedro.
Segundo ele, "um comportamento narcisista pode muita das vezes ser visto como soberba, mas na verdade não é. É a falta da autoestima, que a pessoa se mascara de uma pessoa com uma autoestima elevada justamente para poder se esconder atrás desse comportamento. O limite é sempre o quanto o meu comportamento se torna tóxico ao outro a ponto de prejudicá-lo".
Para o psicanalista, a questão da autoestima também está presente no ambiente corporativo. Mas, ele cita chefes que ao chegar onde chegaram agem com a soberba de eu sou melhor. "A gente vê até modelos de gestão onde os líderes tem uma dificuldade muito grande de compartilhar o seu conhecimento, muitas vezes por medo de serem superados. E tem aqueles outros momentos de gestão onde a pessoa chega no nível que ela chegou e faz questão de duplicar, triplicar esse conhecimento para que todo mundo consiga chegar aonde ela chegou. Isso tá tudo relacionado a questões de segurança/insegurança", aponta Alexandre.
Muitas vezes você herda dos pais também a forma como eles se tratavam, não só da forma como nos tratavam. Em suma, a autoestima é como você se olha, parte da forma que você supõe que o outro te olha. Ela tem dois lados: a baixa e a alta.
Acompanhe a entrevista completa no player acima.
Apresentação: Luciano Barroso, Dáurea Gramático e Anchieta Filho
Produção: Denise Oliveira
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.