Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alertas de desastres via TV por assinatura chegarão a todo o Brasil até o fim do ano

Serviço foi desenvolvido pelas operadores de telecomunicações com a coordenação da Anatel

No AR em 27/09/2019 - 15:00

Além dos alertas por SMS que já existem, em breve usuários de todo o país serão alertados também via TV por assinatura. Para explicar melhor como isso vai funcionar, os apresentadores Fátima Santos (DF), Anchieta Filho (SP) e Luciana Valle (RJ) conversaram com o gerente de Controle de Obrigações de Qualidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Gustavo Santana Borges

Ouça no player abaixo:


Ele reforçou a necessidade de promover esse alerta por vários meios e esclareceu que apenas as maiores prestadoras farão o serviço.

 

"O SMS já está implementado em todo o país. E agora será também via TV por assinatura. E é uma mensagem complementar ao SMS. Será uma mensagem de texto que se sobrepõe à tela da programação, com por exemplo: 'Defesa Civil informa risco de desabamento no município tal. Procure abrigo e ligue para as autoridades no número'", informou. 

 

O serviço já funcionava no Rio Grande do Sul e, desde o dia 23, começou a operar em Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em São Paulo começa em 21 de outubro, em novembro vai pra toda a região Centro-Oeste e Norte e até 16 de dezembro vai para todo o Nordeste. 

Na TV por assinatura não exige cadastro do cidadão como no serviço SMS, onde ele precisa enviar o CEP por SMS para o número 40199.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 27/09/2019 - 16:25 e atualizado em 27/09/2019 - 16:25

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.