Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dicas para um Dia das Crianças livre do consumismo

Brinquedos educativos, livros ou uma simples atividade, ao lado do adulto, ainda são as melhores opções para escolha do presente em datas comemorativas

Tarde Nacional

No AR em 12/10/2020 - 13:40

Neste dia 12 de outubro, o Tarde Nacional convida os ouvintes à reflexão e à mudança de atitude para celebrarmos juntos um Dia das Crianças e uma infância mais livre do consumismo, Afinal, em datas comemorativas como hoje o que, de fato, é mais importante para elas? Dá pra comemorar a data sem consumismo?

Para falar mais sobre o assunto, o programa conversou com a coordenadora de comunicação do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, Maíra Bosi. Segundo ela, não há dúvidas de que a criança guarda na memória muito mais as experiências e atividades do que efetivamente brinquedos e presentes em excesso. Não que o presente em si seja um problema. Mas a questão do excesso precisa ser refletidade. Da onde vem essa necessidade do consumo em excesso?

"A gente brinca que o maior presente é a presença. A criança é um ser pleno de imaginação, fantasia. Então é muito natural para ela transformar qualquer coisa em brinquedo. Assistir um filme junto comendo pipoca. São opções simples mas que com certeza podem gerar pela quebra da rotina uma lembrança, um afeto que essa criança vai crescer e não vai esquecer. Mais do que um brinquedo que você abre e brinca e depois vira mais um item ali no canto", afirma Bosi. 

Na entrevista, a coordenadora fala também sobre a publidade infantil abusiva que é uma prática que deve ser, cada vez mais, combatida.

Mas o que é o consumo excessivo? Aquele que não é mais saudável?

Ouça a entrevista completa no player acima. 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 12/10/2020 - 17:05 e atualizado em 12/10/2020 - 17:04

Mais do programa