A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revela que, em quatro anos, o número de leitores no Brasil diminuiu cerca de 4,6 milhões. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com a coordenadora do estudo, Zoara Failla.
"A gente identificou redução do percentual de leitores em todos os seguimentos da pesquisa", lamenta a pesquisadora. Segundo ela, "a única boa notícia foi uma pequena elevação da faixa etária de 5 a 10 anos".
Por outro lado, a supresa veio da popução com nível superior, que apresentou uma queda significativa. "Foi onde a gente sempre encontrou um maior percentual de leitores, e dessa vez é onde a gente identificou uma queda maior", relata.
Para Zoara, o principal motivo para a diminuição está na mudança de hábitos com relação ao uso dos computadores. "As pessoas estão muito mais na internet, nas redes sociais, e isso tem roubado sim o tempo do livro", diagnostica.
O levantamento tem por objetivo avaliar o comportamento do leitor e está na quinta edição, com realização do Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural e aplicação do IBOPE Inteligência.
Ouça a entrevista completa:
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.