Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é o Dia Nacional de Atenção à Dislexia

Instituto Referência em Dislexia no Brasil dá capacitação gratuita à professores

Tarde Nacional

No AR em 16/11/2020 - 15:31

No Dia Nacional de Atenção à Dislexia, o Tarde Nacional fala mais sobre a doença e como ela pode ser percebida, diagnosticada, e também tratada. Sobre esse assunto, Márcia Dias conversou com a diretora presidente do Instituto ABCD, Juliana Amorina.

Segundo ela, as crianças já apresentam sinais a partir dos 6 anos, quando se começa de fato o processo de alfabetização formal. "Mesmo antes de fazer o diagnóstico, essas dificuldades já podem ser percebidas na sala de aula e trabalhadas pelo professor", orienta Juliana.

Conforme explica a presidente do Instituto, a dislexia é um transtorno específico da alfabetização e do desenvolvimento da linguagem escrita, em outras palavras, a criança tem uma inteligência normal e é capaz de aprender outras habilidades e competências. 

Juliana afirma que a criança com essa condição necessita de estratégias multisensoriais — além do auditivo e do visual, para que ela possa ver a letra — desenhar a letra, sentir a letra. Ela esclarece que a Dislexia pode concorrer também com outros transtornos como: Déficit de Atenção, Hiperatividade, Descalculia, Transtorno de Ansiedade e até a Depressão. 

Há diferentes graus de Dislexia? Acompanhe a entrevista completa, no player acima e saiba mais sobre o tema. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 16/11/2020 - 17:28 e atualizado em 16/11/2020 - 17:22

Mais do programa