Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Banco de Sangue no RJ convoca doadores

Situado no centro do RJ, empresa atende mais de 50 hospitais que o HemoRio não atende

Tarde Nacional

No AR em 30/12/2020 - 14:30

"Os laços mais importantes não estão na embalagem, estão nos gestos". Com esse mote, o Banco de Sangue Serum lançou sua campanha de Natal e fim de ano, convidando a população a entrar no clima solidário e doar sangue.

Neste período do ano, os estoques sanguíneos já sofrem uma baixa devido as festas e recessos. Porém neste cenário de pandemia, esse quadro tende a ficar ainda mais crítico. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com a captadora do Banco, Cecília Santos. Localizada na Lapa, centro do RJ, a empresa se coloca à disposição para tirar todas as dúvidas de quem quer doar. 

Às vezes a pessoa pode ter medo de doar sangue nestes tempos de pandemia. Mas Cecília garante que o procedimento é seguro. Além de tornar a vida de muitas famílias muito mais feliz. Segundo ela, "eles tem uma abrangência grande no Estado do Rio de Janeiro e por conta disso precisam de um volume grande de doações por dia para atender todos os hospitais de forma segura. Infelizmente, em dezembro isso não é prioridade pra muita gente. Já que as pessoas estão em outro clima. Em média é preciso de 80 a 90 doações por dia para conseguir atender a todos. E neste mês ocorreram dias com cerca de 30 coletas, o que é uma situação bem crítica," informa Cecília Santos. 

Recentemente, o Banco Serum conquistou o selo Covid Free de Excelência, o que já é uma garantia por ser um ambiente seguro contra o coronavírus. Ou seja, além do protocolo de segurança eles não aceitam para doação qualquer pessoa que apresente sintoma gripal ou sintoma de coronavírus. Na entrevista, Mariana esclarece que a empresa atende mais de 50 hospitais que o HemoRio não atende. Outro ponto que ela acrescenta é que a necessidade aumentou muito durante a pandemia, pois muitos com covid-19 necessitaram fazer transfusão sanguínea. 

Quer saber como doar? Existem doenças que não podem doar sangue? Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 30/12/2020 - 18:52 e atualizado em 30/12/2020 - 18:42

Mais do programa