Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como a pandemia de coronavírus alterou o sono dos brasileiros?

Ouça a entrevista com a neurologista Christiane Martins

Tarde Nacional

No AR em 03/12/2020 - 13:13

Como a pandemia de coronavírus alterou o sono dos brasileiros? Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Christiane Martins Correa da Silva, neurologista e especialista em Medicina do Sono do Hospital Pedro Ernesto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

"A pandemia vem causando um estrago no sono, não só nos brasileiros mas na população mundial", observa. Ela lembra que antes já existia uma epidemia de problemas do sono como apnéia, insônia e a privação do sono voluntária por causa do tempo que as pessoas ficam em telas e celulares. "A pandemia apenas potencializou esses problemas", constata.

Já se sabe, explica a médica, que a privação de sono leva a doenças do coração, infarto, hipertensão arterial, diabetes e obesidade. "Dormir pouco faz mal para o cérebro, faz com que ele não elimine toxinas que se acumulam durante a vigília, levando há problemas de memória e concentração", esclarece. "Estudos mais recentes mostram até um risco aumentado de demências como o Alzheimer." 

Clique e ouça a entrevista completa:

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília

Tags:  insônia dormir

Criado em 03/12/2020 - 19:43

Mais do programa