Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Atingidos por barragens se mobilizam para lembrar dois anos da tragédia em Brumadinho

Como está a condição da água para esses moradores? Já há um plano de recuperação pela Vale? Confira na entrevista

Tarde Nacional

No AR em 25/01/2021 - 14:30

Dois anos da tragédia de Brumadinho (MG) e infelizmente o crime ambiental da mineradora Vale S/A continua impune. O Tarde Nacional conversou nesta segunda-feira (25) com o coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Joceli Andrioli.

Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

Segundo ele, ainda não foi feito nada pela Justiça para punir a empresa.

 

"Há 11 pessoas ainda não encontradas. O rio Paraopeba continua contaminado e as famílias sem saber o que fazer. O Tribunal de Minas Gerais tem feito essa intermediação com outras instituições de Justiça na tentativa de realizar esse acordo para minimizar os prejuízos", mencionou.

 

Joceli afirmou que as pessoas têm sido proibidas de participar desse processo.

 

"Nós não confiamos nas perícias que a Vale tem apresentado à sociedade. Lá em Mariana, nós comprovamos que a água estava contaminada com vários minerais que causam câncer e uma série de problemas. Precisamos ter uma perícia independente que mostre a qualidade da água e não tenha dúvidas. Além de tudo, há pessoas que não têm água potável para tomar", alertou.

 

Na sexta-feira (29), a Vale ficou de apresentar os valores. Joceli relatou ainda que muitas áreas econômicas - como a agricultura e o turismo - foram prejudicadas após o rompimento da barragem. A maior reinvidicação dos atingidos é que a empresa tenha um plano de recuperação, de desenvolvimento econômico em todos os municípios. Neste período de pandemia, o MAB está com uma série de ações on-line simbólicas para a mobilização nacional. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 25/01/2021 - 18:02 e atualizado em 25/01/2021 - 17:54

Mais do programa