Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudantes da USP criam aplicativo para alfabetização

A meta dos estudantes da USP é liberar o aplicativo para uso ainda este ano

Tarde Nacional

No AR em 19/01/2021 - 13:40

Já imaginou como seria sua vida se você não soubesse ler e escrever? Quatro estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, não só imaginaram essa situação como resolveram pesquisar os impactos do analfabetismo na qualidade de vida dos cerca de 760 milhões de adultos que vivem hoje no mundo sem poder ler nem escrever. Para democratizar o acesso a esse conhecimento básico, Luiza e mais três alunas do ICMC decidiram propor a criação de um aplicativo para celular que atendesse os analfabetos funcionais. Ou seja, aqueles que podem ler sentenças curtas, escrever o próprio nome, mas são incapazes de ler livros. 

Sobre essa proposta que conquistou o primeiro lugar na categoria "comunicação de impacto" durante competição internacional promovida pela Universidade do Arizona, nos EUA, o Tarde Nacional conversou com a estudante e uma das integrantes da equipe, Luiza Machado. Segundo ela, o aplicativo ABC tem o intuito de alfabetizar jovens e adultos.

"A ideia é focar tanto nos analfabetos absolutos quanto aqueles funcionais. O aplicativo tanto poderá ser utilizado como recurso didático pelo professor quanto por aquele que usa o celular sozinho. A gente vem trabalhando com uma equipe multidisciplinar, incluindo aí vários pedagogos, para formar essa base de dados que vai se encaixar um pouco no universo de cada usuário", explica a jovem.

Na entrevista, Luiza fala ainda que logo na entrada - da pessoa no aplicativo - ela passa por um quizz para contextualizar os exercícios, fixar algumas palavras e ajudá-la a expandir o seu vocabulário. A estudante conta que o produto ainda não está finalizado mas elas pretendem colocá-lo em uso ainda este ano. 

. E o estudante do EJA - Educação de Jovens e Adultos pode ser beneficiado com este aplicativo?  Para saber mais ouça a entrevista completa, no player acima.

Para entrar em contato, o interessado pode enviar e-mail: aplicativoabc@gmail.com.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 19/01/2021 - 15:56 e atualizado em 19/01/2021 - 15:36

Mais do programa