Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professora dá dicas para os estudantes à véspera do Enem

O exame deste ano será mais fácil? Qual a melhor estratégia para finalizar a prova a tempo e preencher o gabarito com tranquilidade?

Tarde Nacional

No AR em 15/01/2021 - 13:40

Como será que os estudantes se prepararam para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano? Que dicas ainda são possíveis de serem dadas, às vésperas da prova deste domingo (17)? Em entrevista ao programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional de Brasília, a professora e diretora de conteúdo do Curso Enem Gratuito, na internet, Jade Philippe dos Santos acredita que a abstenção será bem maior neste ano.

"Normalmente ela gira em torno de 25% mas neste ano, com certeza, ela deverá ser muito maior. Tanto por causa do medo da contaminação dos alunos quanto por essa sensação de despreparo dos alunos que não conseguiram estudar todo o conteúdo e não se sentem aptos para fazer a prova", observa a professora.

Ainda assim, ela incentiva àqueles candidatos que, apesar de tudo, irão fazer a prova. "Não tem problema você não saber uma questão porque com certeza terão outros conteúdos mais básicos que você vai saber. Então, a minha dica é sempre pular as questões mais difíceis porque, inclusive, isso economiza tempo. Porque a prova do Enem é uma prova muito extensa. Porque quanto mais tempo a pessoa se dedicar pras questões que ela realmente tem a capacidade de resolver. Melhor ela tem condições de finalizar a prova a tempo e preencher o gabarito corretamente e com tranquilidade. Por isso, a minha dica seria não se desesperar diante de uma questão que desperta insegurança"; avalia Jade.

E em função da pandemia, o exame será mais fácil do que em outros anos? Para a especialista, não. Pois isso comprometeria todo histórico do Enem. "Como o exame é seriado, ele mantém o mesmo nível de dificuldade ano após ano. Por mais que se tenham questões diferentes, o desempenho dos alunos pode ser comparado ano após ano", esclarece a professora que cita na entrevista, inclusive, algumas das estratégias mais usadas pelos candidatos. Segundo ela, as questões do Enem costumam ter enunciados muito longos, o que torna a prova muito cansativa de se fazer. Daí ser tão importante fazer provas anteriores e listas de exercícios para que ela possa se sair melhor no dia da prova. 

Adfianta estudar na véspera? Como escrever uma boa redação? Ouça a entrevista completa, no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Tags:  Enem enem2020

Criado em 15/01/2021 - 16:19 e atualizado em 15/01/2021 - 16:08

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa