Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trabalho escravo: 118 trabalhadores já foram resgatados neste início de ano

Ouça a entrevista com o procurador e vice-coordenador Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento do Tráfico de Pessoas (Conaete), Italvar Filipe de Paiva Medina

No AR em 28/01/2021 - 16:36

Em 2020, mesmo no contexto atual da pandemia, houve resgate de mais de 900 trabalhadores em condições análogas à escravidão, principalmente no meio rural, em atividades de plantio e colheita de café e cebola e nas carvoarias. Minas Gerais, Pará e Goiás foram os estados que registraram maior número de casos, além do Distrito Federal. 

Somente no mês de janeiro de 2021, já foram resgatados 118 trabalhadores em situação análoga ao trabalho escravo, em uma operação conjunta, ainda em curso, envolvendo Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal, Defensoria Pública da União e Ministério Público Federal.

O Tarde Nacional conversou com o procurador e vice-coordenador Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento do Tráfico de Pessoas (Conaete) do MPT, Italvar Filipe de Paiva Medina.

Confira a entrevista no player acima.

 

“O trabalho escravo infelizmente ainda é uma realidade no nosso país. Por isso que é importante, sempre, a manutenção das fiscalizações e o combate efetivo a essa prática", declarou.

 

Italvar falou ainda sobre a punição para quem explora o trabalhador e de outros resgates feitos em 2020.

 

“Também houve resgates urbanos, como nas oficinas de costura, e os casos de trabalho doméstico, que se destacaram. De fato, a apresentação das denúncias é essencial para que esses fatos cheguem ao conhecimento das autoridades e a gente possa resgatar os trabalhadores", disse.

 

Nesta entrevista, o procurador destacou os tipos de trabalho escravo contemporâneo, a atual carência de auditores fiscais do trabalho e a necessidade de realização de concurso público e, ainda, a importância da Lista Suja, cadastro que reúne empregadores flagrados explorando o trabalho escravo.

 

Criado em 28/01/2021 - 16:57