Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Andador com inteligência artificial ajuda pessoas com dificuldade de locomoção

Ouça a entrevista com o professor Anselmo Frizera

Tarde Nacional

No AR em 03/02/2021 - 15:40

Aparelho andador chamado Cloud Walker consegue perceber intenções de movimento dos usuários, monitorar o ambiente em que estão, desviá-los de obstáculos e memorizar caminhos percorridos. Trata-se de um equipamento com inteligência artificial que constroi mapas e refaz percursos.

Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com o professor Anselmo Frizera, coordenador do projeto, professor de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), maior organização técnica-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.

É um projeto que existe há 10 anos trazendo qualidade de vida há quem precisa. "Os andadores convencionais apresentam uma série de problemas, sendo o risco de queda o principal deles, nosso andador respeita os limites do usuário. Ele anda na velocidade adequada e compensa problemas de marchas assimétricas, por exemplo. É um dispositivo que funciona de forma segura, eficiente e individualizada" disse o professor. Clique no player acima e ouça a entrevista completa.

O Tarde Nacional Brasília vai ao ar de segunda a sexta no horário de 15h às 17h pela Rádio Nacional de Brasília.

Tags:  robô

Criado em 03/02/2021 - 16:49

Mais do programa