Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quedas são responsáveis pela redução da qualidade de vida dos idosos

Ouça a entrevista com Thiago Rodrigues, médico geriatra

Tarde Nacional

No AR em 15/03/2021 - 13:00

As quedas são responsáveis pela diminuição da qualidade de vida dos idosos. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Thiago Rodrigues presidente da sociedade brasileira de geriatria e gerontologia DF. 

Ele destaca que a medida que a idade avança os riscos de queda em idosos aumenta. "É uma sombra que caminha junto com a idade" acrescenta o médico.

"Os ossos ficam mais frágeis os músculos menos fortes, perda de coordenação mortora, tudo isso monta todo o cenário para uma queda em idosos o que pode tirar qualidade no envelhecimento. Não é tão comum a pessoa idosa cair ao tomar banho mas é comum a pessoa idosa cair durante a noite ao levantar para ir no banheiro", explica.

O médico informa que para o idoso tomar sol pode ajudar muito no fortalecimento dos ossos, "o efeito do sol ativa a vitamina D, um hormônio que ajuda no metabolismo do cálcio, quinze minutos de exposição solar é suficiente para que a substância que tem na pele se torne ativa e faça um efeito milagroso nos ossos ajudando também na saúde mental". 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília

 

Tags:  idosos Geriatria

Criado em 15/03/2021 - 20:02

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa