As quedas são responsáveis pela diminuição da qualidade de vida dos idosos. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Thiago Rodrigues presidente da sociedade brasileira de geriatria e gerontologia DF.
Ele destaca que a medida que a idade avança os riscos de queda em idosos aumenta. "É uma sombra que caminha junto com a idade" acrescenta o médico.
"Os ossos ficam mais frágeis os músculos menos fortes, perda de coordenação mortora, tudo isso monta todo o cenário para uma queda em idosos o que pode tirar qualidade no envelhecimento. Não é tão comum a pessoa idosa cair ao tomar banho mas é comum a pessoa idosa cair durante a noite ao levantar para ir no banheiro", explica.
O médico informa que para o idoso tomar sol pode ajudar muito no fortalecimento dos ossos, "o efeito do sol ativa a vitamina D, um hormônio que ajuda no metabolismo do cálcio, quinze minutos de exposição solar é suficiente para que a substância que tem na pele se torne ativa e faça um efeito milagroso nos ossos ajudando também na saúde mental".
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília