Você sabia que hoje, 15 de abril, é comemorado o Dia do Desarmamento Infantil? Não, das armas de fogo mas sim daquelas de brinquedo que geram sempre esse debate entre pais e filhos. Antigamente, era comum, ver os garotos brincando com revolvéres de brinquedo e até estilingues. Coisas que machuvam mesmo.
Mas, a partir de 2001, a ideia de um dia específico foi de conscientizar as crianças a não brincarem com essas réplicas de armas e também com os videogames relacionados a armas. Para falar mais sobre essa questão, o Tarde Nacional desta quinta-feira (15) conversou com advogada cível, mestre em direito processual civil, Ana Carolina Victalino.
Segundo ela, existe um histórico da legislação de 1991 com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que dispõe sobre o direito da criança e adolescento de brincar. Na entrevista, Ana comenta ainda que cada Estado tem suas próprias leis próprias que proíbem a venda de armas de brinquedo.
Durante essa semana, muitas escolas e prefeituras promovem campanhas em favor do desarmamento infantil. No Brasil, o Estatuto do Desarmamento foi criado em 2003.
Ouça a entrevista completa, no player acima.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.