Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Dia Mundial da Voz, Tarde Nacional dá dicas de como cuidar desse precioso recurso

O slogan deste ano: "Sua voz diz muito sobre você" mostra que a voz não é só músculo, pregas vocais ou respiração, mas que fala também sobre nossas emoções

Tarde Nacional

No AR em 16/04/2021 - 13:34

No Dia Mundial da Voz, celebrado nesta sexta-feira (16), o Tarde Nacional trará dicas de como cuidar desse precioso recurso. Surgida em 1999, a campanha faz uma alusão a esse dia para que as pessoas que trabalham com a voz, principalmente, se conscientizem dos problemas que podem ter decorrentes do abuso ou mal uso da voz. Para falar sobre as temáticas já abordadas nesses 18 anos, o programa conversou com o fonoaudiólogo, especialista em voz e conselheiro federal do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Charleston Palmeira.

"Ao longo deste período, a campanha foi mudando de foco. Por exemplo, problemas nos profissionais que usam a voz, em crianças, em idosos. A campanha nasceu para alertar as pessoas sobre o risco de câncer nas cordas vocais. Neste ano, o slogan é "Sua voz diz muito sobre você" que mostra que a voz não é só músculo, pregas vocais ou respiração, mas que ela fala muito sobre nossas emoções e personalidade", esclarece o especialista. 

E para quem desenvolveu covid-19 o que mudou? Segundo ele, a dica é procurar um médico otorrinolaringologista, para fazer exames e verificar a estrutura das pregas vocais que podem ter alguma alteração. "Esses músculos podem estar com algum edema e trazer um problema na voz que a gente chama de disfonia, mais conhecido como rouquidão. Algumas pessoas que são intubadas, o tubo de ventilação passa pelas pregas vocais e pode trazer alguns traumatismos. Então, por enquanto o ideal é fazer um repouso da voz até identificarmos a origem desses sintomas", orienta Charleston. 

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário, de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.    

Leia também: Dia Mundial da Voz: como dubladores criam novas identidades vocais

Criado em 16/04/2021 - 20:09

Mais do programa