Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Documentário "Delfini Brasília" revela as histórias dos pioneiros da Vila Planalto

Diretora do curta fará live neste sábado, às 19h

Tarde Nacional

No AR em 09/07/2021 - 14:30

O documentário "Delfini Brasília, Olhar Operário" que fala sobre os pioneiros da Vila Planalto estreia neste sábado, 10 de julho, às 19h pelo canal do Youtube Pingo D’Água audiovisual MUVIDA. Sobre esse longa, o Tarde Nacional conversou com Maria do Socorro Carneiro, diretora geral do documentário. Ao todo, foram entrevistados 14 pioneiros vivos. Mas como estão essas pessoas hoje?

Segundo a cineasta, há uma verdadeira riqueza de patrimônio humano na Vila Planalto. Seja de pessoas que estão vivas e ainda contam as suas histórias, no contexto da construção e da resistência de permanecer na Vila Planalto. Local que sempre foi uma espécie de quilombo, onde os pioneiros não aceitaram ir para outros lugares que foram designados na época quando desmontaram os acampamentos.

"Nessa pesquisa foi encontrado o olhar brilhante de uma pessoa, o marceneiro João Batista Delfini, protagonista do filme, que traz esse olhar de operário e ele tem um outro lugar dentro da construção de Brasília. No filme, ele conta que ele era assim a autoridade porque tinha o conhecimento e ninguém se metia. Esse ano, ele completa 100 anos e reside até hoje na Vila Planalto", conta Maria do Socorro.

O documentário foi premiado em 2020 na 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na Mostra Brasília de Curta-metragem.

A Vila Planalto tem hoje 64 anos e fica localizada entre os Palácios do Planalto, Palácio da Alvorada e Palácio do Jaburu em Brasília.

Confira a entrevista completa no player acima.  

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.    

Criado em 09/07/2021 - 19:18

Mais do programa