Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você já ouviu falar na Febre Q?

Doença transmitida por alguns animais, como cães e gatos, é causada por uma bactéria chamada Coxiella burnetii

Tarde Nacional

No AR em 12/07/2021 - 13:30

Você aí já ouviu falar na Febre Q? A zoonose é uma doença transmitida entre animais e pessoas e que pode ser causada por bactérias, parasitas, fungos e vírus. Na Febre Q, em específico, ela é causada por uma bactéria chamada Coxiella burnetii, muito parecida com um vírus pois costuma ficar dentro da célula. E cuja forma é muito parecida com aqueles esporos que ficam no ambiente. Os animais que passam a ser reservatórios da bactéria são os ruminantes, gado, ovelhas, cabras e também mamíferos como cães, gatos, morcegos e roedores. 

Para explicar mais esse assunto, o Tarde Nacional desta segunda-feira (12) conversou com a médica Elba Lemos, chefe do laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Segundo ela, os sintomais dessa doença invisível e até mesmo negligenciada costumam ser semelhantes a de outras viroses como: dores no corpo, febre, náusea, vômito, cansaço e dor de cabeça.

Na entrevista, a médica relata que as manifestações clínicas da febre Q são complexas podendo causar pneumonia, comprometimento hepático, endocardite, inflamação na membrana do coração e válvulas cardíacas, podendo ser uma doença fatal se não for tratada adequadamente.

"Quando se fala de agente infeccioso se fala em dois grupos de doenças: as que tem impacto númerico para a saúde pública como a covid-19, influenza, malária, hepatite, leshmaniose, entre outros com perfil de epidemia. Mas existe outro grupo de infecções causadas por agentes zoonóticos com impacto numérico pequeno mas letalidade altíssima. Um exemplo disso é a raiva", cita Elba.

Confira a entrevista completa no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.  

Criado em 12/07/2021 - 15:42

Mais do programa