Em entrevista no Tarde Nacional desta quarta-feira (20), o pediatra e neurologista infantil, PhD, Clay Brites, membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI-PR) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e cofundador do Instituto Neurosaber, falou sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), pela ocasião do lançamento do livro, de sua autoria, “Como lidar com mentes a mil por hora”, pela editora Gente.
O TDAH atinge entre 5% e 6% da população mundial infantil e entre 2% e 3% dos adultos no Brasil. Para o médico, o tema é pouco esclarecido e ainda gera muitos mitos. Trata-se de uma alteração de neurodesenvolvimento caracterizada por uma excessiva dificuldade em começar, manter e direcionar a atenção durante as atividades do cotidiano. Segundo Brites, há muitas pessoas que têm o transtorno, mas que passam a vida sem saber o que acontece com elas, muitas vezes devido ao desconhecimento do diagnóstico entre educadores e até mesmo entre profissionais da saúde.
Segundo as informações de Clay Brites, pesquisas mostraram que os pais de crianças com TDAH têm maior nível de estresse do que os pais de crianças com asma. Ele explica que isso acontece porque é muito comum que as crianças com a síndrome sofram, por exemplo, mais acidentes, além de enfrentarem dificuldades no aprendizado, muitas vezes acarretando em reprovações na escola.
Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.