Em entrevista no Tarde Nacional desta quinta-feira (29), Vanderlei Abrantes, diretor executivo e cofundador da empresa StarHire365, startup de educação tecnológica do Grupo Educacional SEDA (da Irlanda), falou sobre a capacitação e educação para a empregabilidade de mulheres no mercado da Tecnologia da Informação (TI).
Em uma parceria, a StarHire365 e a Dupla Tech se uniram para reduzir a desigualdade de gênero na área de tecnologia, oferecendo uma oportunidade para empregar pelo menos 100 mulheres, já selecionadas e sem exigência de experiência, na área. Até o dia 31 de outubro, possíveis interessadas ainda contarão com um desconto de 50% para ingressar nessa jornada.
Segundo Vanderlei, o déficit de profissionais de tecnologia, de forma geral, é enorme, de cerca de 24 mil profissionais por ano. Ele cita uma pesquisa, que "mostra que, até 2030, a gente pode deixar de movimentar 8,5 trilhões de dólares na área de tecnologia, simplesmente pelo fato de não conseguirmos preencher as vagas, que podem chegar a 85 milhões de vagas no mundo", comenta ele, que ressalta, também, os bons salários do setor.
O foco do curso se deve ao fato de apenas 20% das pessoas que atuam em tecnologia serem do sexo feminino, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. A ideia deles é reduzir essa desigualdade, com a proposta de capacitar, desenvolver a empregabilidade e atuar no aprimoramento de hard skills – que inclui cursos de desenvolvimento Apple, Android e Design UX/UI; aprimoramento de soft skills – com desenvolvimento de habilidades como inteligência emocional, resiliência e gestão do tempo; e ainda três meses de curso de inglês, do básico ao avançado, visando a preparação desses profissionais para o mercado mundial.
Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.
Confira também a entrevista com Miriam Koga, idealizadora da Dupla Tech, ao Tarde Nacional