O programa Tarde Nacional entrevistou, nessa terça-feira (21), o professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Gilberto Lacerda Santos, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre o uso das redes sociais durante a campanha eleitoral de 2014. Ele explicou como os internautas brasileiros, militantes e simpatizantes políticos estão se comportando na internet em relação às eleições deste ano.
Ouça também:
Socióloga: redes sociais são novidade nestas Eleições
Professor avalia quais os limites de manifestação nas redes sociais
Bate-papo Ponto Com discute os excessos das redes sociais
Atuante há mais de 25 anos em Graduação e Pós-Graduação em Pedagogia, Tecnologias da Informação e Comunicação e, ainda, doutor em Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico, o professor afirmou que este fenômeno nas redes sociais sobre as eleições dá ao cidadão comum uma liberdade nova de expressão. Ele ressaltou que isto é inédito na história da humanidade e que este processo é uma espécie de Cibercidadania.
Ainda de acordo com Gilberto Lacerda, é compreensível que os políticos brasileiros ainda estejam despreparados para lidar com a nova tecnologia e com este tipo de contato com os eleitores, pois o Brasil ainda está em processo de reconhecimento das redes sociais. Segundo o professor, nos demais países, os políticos já estão adaptados a fazer plataformas a partir das redes sociais e a divulgar os seus programas de governo.
Além disso, Gilberto criticou o nível de educação dos brasileiros, que, segundo ele, ainda é muito baixo. O professor explicou que o brasileiro se apoderou das redes sociais, mas ainda não sabe usá-las e, por esta razão, usa em excesso. Ele afirmou que em outros países onde o nível educacional é mais elevado, não se vê este tipo de manifestação.
Ouça a entrevista na íntegra aqui!
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, às 15h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Fátima Santos.