Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

37% da água tratada é desperdiçada antes de chegar ao consumidor

“Por trás dos números, existem pessoas sofrendo”, afirma Presidente

Imagine uma padaria. A cada fornada de cem pães em perfeito estado, 37 são jogados fora. É isso o que acontece com a água tratada no Brasil, segundo dados de 2013 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Os números são os mais atuais sobre o assunto e foram divulgados pelo Ministério das Cidades.

 

Na região Norte, a situação é ainda mais crítica: o desperdício chega à metade. No topo da lista está o estado do Amapá, que joga fora 76 por cento de sua água tratada. “É o descontrole total. Essa é uma rede que está abandonada”, comentou o Presidente Executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, em entrevista ao Tarde Nacional desta sexta-feira (23).

 

Vazamentos, redes antigas, redes de distribuição malfeitas, falta de hidrômetros e ligações clandestinas são algumas das causas de tanto desperdício. E, claro, a falta de investimentos e de empenho das autoridades, segundo Édison Carlos.

 

O presidente da Trata Brasil acrescentou que apenas 7% da população da região norte tem coleta de esgoto, o que acaba impactando diretamente na saúde da população. “A maior fonte de transmissão de doenças no mundo é a água poluída. Diarreias, problemas de pele, verminoses, esquistossomose, hepatite A... Então, atrás desses números, temos pessoas sofrendo, morrendo, e as prefeituras gastando dinheiro pra tratar doenças que poderiam nem existir mais”, disse ele.

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Criado em 23/01/2015 - 20:50 e atualizado em 23/01/2015 - 19:04

Mais do programa