Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabe como se proteger de acidentes com raios?

80% das mortes ocasionadas por esse tipo de descarga elétrica poderiam

Os casos de mortes ocasionadas por raios têm chamado a atenção e assustado a população. E não é pra menos: de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 50 milhões de raios caem por ano no Brasil.

 

Confira também: Aumenta a incidência de raios no Brasil

 

Mas pelos menos 80% desses acidentes fatais poderiam ter sido evitados. Em entrevista ao Programa Tarde Nacional  desta quarta-feira (28), o coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE, Osmar Pinto Junior, falou de algumas medidas simples que devem ser adotadas durante as tempestades. Ele falou das situações de risco no meio rural, nos centros urbanos, em ambientes fechados e ao ar livre.

 

No Brasil, de 2000 a 2013, foram registradas 1672 mortes. Na próxima semana, o Instituto deverá divulgar os números referentes aos acidentes e a incidências de raios do ano de 2014.

 

Confira aqui uma cartilha com dicas de proteção contra raios desenvolvida pelo ELAT.

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Criado em 28/01/2015 - 21:02 e atualizado em 28/01/2015 - 19:56

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa