Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Congresso de Pediatria: Saúde, Educação e Esporte em pauta

Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) fala sobre as

Pela ocasião da realização do 37º Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontece no Rio de Janeiro, de 12 a 16 de outubro, Eduardo Vaz, médico especialista em pediatria e presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), conversou com Luciana Valle. Como o evento é voltado para os profissionais da área, o papo foi todo centrado nas questões que dizem respeito à importância do cuidado com os mais jovens, em uma entrevista recheada de informações e reflexões.

 

Ouça toda a entrevista clicando no Player acima!

 

"Infelizmente, a população pediátrica desse país não está bem atendida". Assim Eduardo Vaz começa sua participação no Tarde Nacional, complementando que, hoje, 80% desse contingente pediátrico depende do sistema público de saúde, tendo dificuldade para ter acesso a um pediatra. Ele cita a puericultura como a base do cuidado pediátrico, já que do nascimento até a puberdade é necessário o acompanhamento de um pediatra. Esse cuidado engloba um conjunto de fatores, indo além dos exames clínicos, analisando, com a as informações dos responsáveis, aspectos psicológicos, sociais, culturais, entre outros, dos jovens.

 

O presidente da SBP também falou sobre a campanha "Receite um Livro", que pretende levar o incentivo à leitura para dentro dos consultórios médicos. "Leiam para suas crianças, desde a tenra idade, desde bebê", sugere, acrescentando que essa prática ajuda a criança a desenvolver a capacidade de aprendizado, entre outras vantagens para o desenvolvimento infantil do futuro adulto e cidadão.

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria preconiza que se deve evitar que crianças de até dois anos sejam submetidas às "novas tecnologias", inclusive evitando longos períodos em frente à televisão. Mesmo depois dos dois anos, segundo Eduardo Vaz, é preciso que exista uma limitação para essa exposição. "As crianças precisam conviver com as outras pessoas, aprender a olhar no olho, aprender a trocar relacionamentos, isso que vai fazer com que essas crianças cresçam saudáveis sob o ponto de vista psicológico", ensina ele.



Criado em 14/10/2015 - 22:09 e atualizado em 14/10/2015 - 17:53