Pela ocasião da realização do 37º Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontece no Rio de Janeiro, de 12 a 16 de outubro, Eduardo Vaz, médico especialista em pediatria e presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), conversou com Luciana Valle. Como o evento é voltado para os profissionais da área, o papo foi todo centrado nas questões que dizem respeito à importância do cuidado com os mais jovens, em uma entrevista recheada de informações e reflexões.
Ouça toda a entrevista clicando no Player acima!
"Infelizmente, a população pediátrica desse país não está bem atendida". Assim Eduardo Vaz começa sua participação no Tarde Nacional, complementando que, hoje, 80% desse contingente pediátrico depende do sistema público de saúde, tendo dificuldade para ter acesso a um pediatra. Ele cita a puericultura como a base do cuidado pediátrico, já que do nascimento até a puberdade é necessário o acompanhamento de um pediatra. Esse cuidado engloba um conjunto de fatores, indo além dos exames clínicos, analisando, com a as informações dos responsáveis, aspectos psicológicos, sociais, culturais, entre outros, dos jovens.
O presidente da SBP também falou sobre a campanha "Receite um Livro", que pretende levar o incentivo à leitura para dentro dos consultórios médicos. "Leiam para suas crianças, desde a tenra idade, desde bebê", sugere, acrescentando que essa prática ajuda a criança a desenvolver a capacidade de aprendizado, entre outras vantagens para o desenvolvimento infantil do futuro adulto e cidadão.
A Sociedade Brasileira de Pediatria preconiza que se deve evitar que crianças de até dois anos sejam submetidas às "novas tecnologias", inclusive evitando longos períodos em frente à televisão. Mesmo depois dos dois anos, segundo Eduardo Vaz, é preciso que exista uma limitação para essa exposição. "As crianças precisam conviver com as outras pessoas, aprender a olhar no olho, aprender a trocar relacionamentos, isso que vai fazer com que essas crianças cresçam saudáveis sob o ponto de vista psicológico", ensina ele.