Nesta semana é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre a Trombose, lembrado em 13 de outubro. Para falar do assunto o Tarde Nacional conversou com o hematologista e vice-presidente do Grupo Cooperativo Latino Americano de Hemostasia e Trombose, João Carlos Guerra.
Ele falou sobre doenças relacionadas à trombose, além de tratamentos e fatores de risco. Também tirou dúvidas dos ouvintes que participaram ao vivo do programa. Ele explica que a trombose acontece quando há o entupimento de um vaso sanguíneo: "esse vaso pode ser uma veia, daí no caso nós temos uma trombose venosa; ou pode ser uma artéria, aí nós temos uma trombose arterial". João Carlos Guerra diz que a trombose venosa acomete mais as veias das pernas.
O médico alerta para fatores de risco como sedentarismo, tabagismo, obesidade, diabetes, hipertensão, além do uso de hormônios ou cirurgias muito longas.
Confira a entrevista na íntegra clicando no player acima.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
Saiba tudo sobre trombose
Médico avalia risco de trombose em mulheres que usam anticoncepcional