Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Futuro das florestas depende das pessoas, diz especialista

Educação e conservação foram assunto do Tarde Nacional no Dia Mundial

Nesta segunda-feira (21), Dia Mundial da Floresta, o Tarde Nacional falou da importância do conhecimento para que se promova a conservação. O entrevistado foi o superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana.

 

Para Viana, o futuro das florestas depende das pessoas, por isso se faz urgente o investimento em educação para os povos da Amazônia. Mas ele não se refere à educação formal, que encontramos nos livros, e sim no aprendizado de acordo com cada realidade onde as escolas ou comunidades estão inseridas.

 

O chamado “envolvimento sustentável”, segundo ele, é uma forma de mostrar aos jovens que é possível ter uma vida melhor que a de seus pais a partir do uso sustentável das águas, dos peixes e das plantas, mantendo as pessoas envolvidas a sua realidade de origem, pois é ali que elas são doutoras.

 

Viana deu o exemplo do Rio Atumã, onde várias famílias criam galinha caipira, alimentadas por frutas cultivadas em sistemas agroflorestais. A renda tem sido tão expressiva, que tem superado os ganhos de muitos universitários recém-formados.

 

Ouça a íntegra da entrevista clicando no player acima.

 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Criado em 21/03/2016 - 22:35 e atualizado em 21/03/2016 - 19:32

Mais do programa