Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como historiadores vão relatar o momento político atual do Brasil?

Para historiador e arqueólogo, quanto mais versões, mais rica e

O Tarde Nacional desta quarta-feira (20) levantou a seguinte questão: de que forma o momento político atual vai aparecer nos livros de história que nossos filhos e netos vão estudar? O convidado a pensar sobre o assunto foi o historiador e arqueólogo no Acre, Marcos Vinícius Neves.

 

Ele explicou que o ofício do historiador é um trabalho de garimpo, já que muitas vezes é difícil encontrar informações e dados confiáveis (documentações cruciais pro desenrolar de uma determinada história). "O historiador seria como um artista que trabalha com mosaicos e que vai juntando pequenos fragmentos para, no final, formar uma imagem mais clara da situação que ele quer retratar", explica.

 

Por isso, segundo Neves, é importante o historiador manter um certo distanciamento temporal dos acontecimentos, já que o processo histórico só pode ser percebido com clareza em sua longa duração. “O que a gente quer não é saber os fatos, apenas, e sim compreender os processos que organizam e dão sentido aos fatos. Os fatos são apenas sintomas, nós queremos saber as causas deles”, disse.

 

Neves acredita que a história também é uma versão. “Provavelmente a história que eu estou escrevendo hoje, daqui a 10, 20 anos, vai ser revista e escrita de outra maneira completamente diferente, e não há mal nisso, é assim que as coisas são mesmo”.

 

Ele citou o exemplo de Tiradentes, cuja história foi revista muitas vezes. Segundo o historiador, durante o Brasil colônia, Tiradentes foi retratado como um traidor. A partir da independência do Brasil, começaram a representá-lo com a barba longa, vestido com uma túnica, muito semelhante à figura de Jesus Cristo, para reforçar o vínculo simbólico do mártir. Mais recentemente, a história revê isso tudo e coloca a Inconfidência Mineira dentro de um processo muito mais geral de libertação do Brasil em relação à Portugal, em que Tiradentes foi uma peça, e não necessariamente a parte principal.

 

A respeito do que vivemos hoje na política brasileira, Marcos Vinícius Neves acredita que essa história está começando a ser escrita agora e que as paixões do presente não permitem um olhar mais apropriado e menos contaminado sobre os fatos.

 

Ele propôs um exercício para imaginarmos quanto tempo será preciso pra avaliarmos com mais isenção o momento atual, partindo do fato principal que é o processo de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff, passando pela operação Lava Jato, da Polícia Federal, e considerando desdobramentos políticos.

 

Neves comentou, ainda, como se dará esse processo de resgate da história, no futuro, já que hoje as informações estão em sua maioria nos meios digitais, onde não há controle nem de arquivamento nem de confiabilidade do conteúdo.

 

Ouça a íntegra da entrevista no player acima.


 
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Crise política: especialistas discutem a isenção da mídia

Crise política: especialistas discutem a isenção da mídia

Criado em 20/04/2016 - 21:55 e atualizado em 20/04/2016 - 18:54

Mais do programa