Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

128 anos após a abolição da escravatura, o que mudou no Brasil?

Tema Livre debate com especialistas a situação atual dos negros e do

O Tema Livre desta quinta-feira (12), debate a situação atual dos negros e do trabalho escravo no Brasil. Em 128 anos, o que mudou? A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento Desenvolvimento Rural aprovou, em 2015, a proposta que define o que é trabalho escravo no Brasil e que alteraria o Código Penal (Decreto-Lei 3.689/41), retirando os termos “jornada exaustiva” e “condições degradantes de trabalho” da definição do crime. Porém, o esse projeto foi para o Senado e, ainda hoje em 2016, a bancada do governo tenta barrá-lo.

 

Participaram dessa discussão o ex-ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, a professora, escritora, especialista em Psicopedagogia Aplicada a Escola e em Relações: Etnicorraciais e Educação, também participou da pesquisa do Relatório Parcial da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB/RJ, Clarissa Lima, o historiador, coordenador do Núcleo de Pesquisa do Instituto Pretos Novos, Cláudio de Paula Honorato, o historiador, membro do Coletivo Enegrecer e do Movimento Negro Unificado, Walmyr Junior, o teólogo, filósofo, pastore membro fundador do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Condedine), e um dos precursores do Movimento Negro Evangélico no Brasil, Selmo Ricardo Reis.

 


Ouça o programa na íntegra clicando no player acima.

 


O Tema Livre é transmitido das 10h às 11h, de segunda a sexta-feira.


Sintonize a Rádio Nacional em AM 1130 ou aqui no site da emissora.



Criado em 12/05/2016 - 12:20 e atualizado em 13/05/2016 - 11:48

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.