Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mário Lago: o artista versátil que foi perseguido sem fazer 'tanta exigência'

Quadro 'O rádio faz história' mostra os diferentes talentos do autor

Nesta segunda-feira, 6 de abril, com colaboração da jornalista e professora da PUC-RJ Rose Esquenazi, o programa Todas as Vozes contou a história de Mário Lago e mostrou trechos de grandes sucessos do compositor.

 

Mário Lago nasceu em 26 de novembro de 1911, no Rio de Janeiro. Morreu em 30 de maio de 2002. Filho do maestro Antônio Lago e de Francisca Maria Vicencia Croccia Lago, herdou a  rebeldia no sangue. Era neto de um anarquista, o flautista italiano Giuseppe Croccia. Filho único, tornou-se marxista e chegou a ser preso seis vezes. Depois do casamento com Zeli, abandonou a noite e a boemia para cuidar dos cinco filhos. 

 

A profissão de advogado - para a qual estudara - não lhe atraiu muito. Largou a carreira e foi trabalhar como responsável pelas letras das músicas no teatro de revista. A Rádio Panamericana, em São Paulo, foi a primeira emissora em que Mário atuou. Depois, trabalhou na Mayrink Veiga e na Rádio Nacional, mais de uma vez. Estava na lista dos demitidos da Nacional no início do regime militar.

 

Em sua principal fase como compositor, nos anos 1940 e 1950, contou com um grande parceiro: Ataulfo Alves. A música 'Ai, que saudades da Amélia', escrita em 1942, fazia uma ode à mulher submissa. As feministas reclamaram, mas Mário explicou que a música era para elogiar a mulher companheira, que estava ao lado do homem em todas as situações. Mais tarde, Mário chamaria a música de um equívoco e de "uma grande calhordice que fiz". 'Atire a primeira pedra', de 1944, foi resultado de outra parceira de sucesso de Mário – considerado um dos compositores mais cultos da MPB – e Ataulfo Alves.

 

A colaboradora das segundas-feiras do quadro 'O rádio faz história', Rose Esquenazi conta também como foram as atuações de Mário como ator e roteirista.

 

Acompanhe, no player acima, trechos de sucessos musicais, histórias, depoimentos de Mário Lago e saiba mais sobre a história do artista.

 

Anote aí: o programa Todas as Vozes vai ao ar sempre de segunda a sexta-feira, de 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.
 



Criado em 06/04/2015 - 15:32 e atualizado em 08/04/2015 - 11:51

Mais do programa