Cantor, compositor, violonista, pintor e ator, Dorival Caymmi cantou e tocou violão ao vivo na Rádio Jornal do Brasil, em abril de 1973. Entrevistado por Simon Cury, o cantor baiano contou a história de sua carreira através de canções. Nesta segunda parte do especial, Caymmi revela como o mar se transformou em sua maior fonte de inspiração.
"Desde pequeno, observava o mar com fascínio. É o espetáculo mais grandioso da natureza. Fiquei muito impactado por uma tragédia com um barco que acabou provocando mortes. Aquilo me chocou", contou Caymmi, cantando, em seguida, a música 'O mar', com o trecho que diz "quanta gente perdeu seus maridos, seus filhos, nas ondas do mar".
Caymmi explicou também que o "homem do mar era muito marginalizado" e que as histórias de pescador inspiraram os personagens Chico, Ferreira e Bento na música "A jangada voltou só". Na entrevista, Caymmi conta e canta as histórias, especialmente de Chico e Bento.
Com colaboração do radialista goiano Paulo Francisco Ferreira, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes de 27 de maio de 2015 relembra a segunda parte da entrevista realizada nos estúdios da Rádio Jornal do Brasil em abril de 1973. Acompanhe, no player acima, a conversa com Caymmi.
O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.