Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dick Farney: cantor também foi apresentador de rádio

Em 1937, intérprete ganhou programa próprio na Rádio Mayrink Veiga:

Farnésio Dutra e Silva, o Dick Farney, nasceu no dia 14 de novembro de 1921, no Rio de Janeiro. Ele foi responsável por uma virada da MPB, graças à forma suave e intimista de cantar as músicas românticas dos anos 1940 e 1950. Era conhecido como 'A Voz da Almofada' e fez parte de uma geração que antecedeu a da Bossa Nova. Integravam o grupo, além de Dick Farney, Lúcio Alves, Dóris Monteiro, Sylvia Telles, Johnny Alf, e Luiz Bonfá, entre outros.

 

Na infância, Farnésio aprendeu piano e passou a estudar música erudita com o pai. A mãe lhe dava noções de canto. Aos 14 anos, ele se apresentou na Rádio Mayrink Veiga, no programa Picolino, de Barbosa Júnior. No estúdio da emissora, tocou ao piano "Dança ritual do fogo", do compositor espanhol Manuel de Falla.

 

No mesmo ano, 1937, estreou como cantor no programa Hora juvenil na Rádio Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro, quando interpretou a canção "Deep Purple". Encantado com a sua voz, César Ladeira levou Dick Farney para a Rádio Mayrink Veiga, onde ganhou um programa próprio: "Dick Farney, a voz e o piano".

 

Em 1949, foi criado um fã-clube chamado Sinatra-Farney Fã Club, em que os sócios eram claramente apaixonados pelos dois intérpretes. A ideia dos fãs-clubes surgiu com o radialista Luiz Serrano que, um ano antes, passou um tempo nos Estados Unidos. Na Rádio Globo, ele lançou o programa Disk-Jockey, em que tocava discos e buscava fazer uma ligação entre os artistas aos fãs. Serrano também aprendeu nos EUA que esse contato ficaria mais fácil se os admiradores criassem um fã-clube.

 

Entre outras músicas de destaque, Dick fez muito sucesso com "Tereza da Praia", ao lado de Lúcio Alves. A música de Tom Jobim e Billy Blanco falava de uma moça que tinha dois namorados ao mesmo tempo e, em determinado momento, os rapazes descobriam essa situação. Trecho da letra: “ela é a minha Tereza da Praia. Se ela é tua, é minha também. O verão, passou todo comigo.  E o inverno, pergunta com quem? Então vamos... a Tereza na praia deixar…”

 

Dick Farney morreu no dia 4 de agosto de 1987, em São Paulo, aos 65 anos.

 

Com colaboração da professora da PUC-RJ e jornalista Rose Esquenazi, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes desta segunda-feira (31) conta curiosidades da carreira de Dick Farney. Ouça também trechos das músicas "Alguém como tu", "Copacabana", "Esquece", "Tereza da Praia" e "Risque".

 

Acompanhe, no player, o quadro completo.

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 31/08/2015 - 19:13 e atualizado em 31/08/2015 - 17:39

Mais do programa