O ciclo do ouro das Minas Gerais no século dezoito transformou o Brasil e Portugal. Ele também abriu as portas para a arte, arquitetura, escultura e muita música. Neste episódio falamos dessa descoberta de uma infinidade de veios e garimpos de ouro e da influência que ela teve na arte de Brasil e Portugal. O musicólogo Paulo Castagna e o historiador de arte José Antônio Falcão participaram desta conversa.
Repertório:
- Ladainha em Sol maior de Jerônimo de Sousa Lobo na interpretação de Coral de Câmara São Paulo e Orquestra Engenho Barroco; direção Naomi Munakata
- Pange lingua de Bento Pereira na interpretação de Grupo Vocal Calíope e Orquestra Santa Teresa; direção Júlio Moretzsohn
- Matais de Incendios, Cantiga ou Vilancico de Natal, disco Brazilian Adventures
- Gloria da Missa Abreviada de Manoel Dias de Oliveira na interpretação de Coral de Câmara São Paulo e Orquestra Engenho Barroco; regência Naomi Munakata
- Ladainhaem Sol Maior de Jerônimo de Sousa Lobo, Kyrie Sancta Maria Andante Adagio
- Tracto I da Missa do Sábado Santo, de autor desconhecido – Faixa 14 do CD “Sábado Santo”
- Cum Santo Spiritu da Missa a cinco vozes, cordas e trompas
- Beata Mater de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita na interpretação de ORQUESTRA barroca do XXII Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora
- Matinas do Sábado Santo, Segundo Noturno Recessit Pastor Noster responsrio Iv. Andante Allegro Largo Allegro