Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria relembra tragédia de Brumadinho (MG), que completa dois anos

Jornalista e escritora Cristina Serra comenta os impactos ainda sentidos pela população dos arredores do Rio Paraopeba

Viva Maria

No AR em 25/01/2021 - 15:30

Há exatos dois anos o Brasil consternado chorava pela população de Brumadinho, em Minas Gerais, atingida por mais uma tragédia ambiental de proporções avassaladoras! À luz da poesia profética de Carlos Drummond de Andrade, que em sua Lira Itabirana, publicada em 1984, já havia criticado o efeito da mineração em seu estado natal, extensivo a todo o Brasil:

Toda a produção do Viva Maria, assim como toda a audiência do programa, guardiãs do lado mais vivo da natureza da gente, estamos até hoje com o coração apertado à espera da reparação dos danos socioambientais de uma tragédia que está longe do fim. Essa é também a expectativa da jornalista Cristina Serra, convidada desta edição. Cristina é autora de um livro sobre a Tragédia em Mariana, a história do maior desastre ambiental do Brasil.

Acompanhe o bate-papo no player acima.

Cristina fez um quadro geral do desastre e comentou a situação atual.

O Ministério Público acusou criminalmente 16 pessoas, funcionárias da Vale e da Tüv Süd, empresa alemã que assinou o laudo de estabilidade da barragem.

Este ano, as homenagens aos mortos no rompimento serão feitas na maior parte virtualmente. Em São Paulo será presencial, na Avenida Paulista, com um número menor de participantes, devido à pandemia de coronavírus.

 

Criado em 25/01/2021 - 15:57 e atualizado em 25/01/2021 - 16:39 - Episódio Viva Maria relembra tragédia de Brumadinho (MG), que completa 2 anos

Mais do programa