Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria fala sobre a importância da saúde mental

Com a repercussão da desistência da ginasta Simone Biles nas Olimpíadas, psicóloga fala sobre cuidados psicológicos e expectativas alheias

Viva Maria

No AR em 30/07/2021 - 10:42

Esta edição do Viva Maria se ocupa do protagonismo das mulheres nas olimpiadas de Tóquio. Para além da coleção de medalhas conquistadas até agora, vamos nos deter a analisar a atitude heróica da americana Simone Biles, que se negou disputar a prova individual geral da ginástica artística.

A prova já estava em  andamento quando Simone pediu para deixar a competição sob a justificativa de que precisava se preservar mentalmente. A ginasta, considerada a melhor da atualidade estava se sentindo pressionada e insegura. Simone chegou a declarar  que sente o peso do mundo  em suas costas. Palavras dela em uma entrevista coletiva na última terça-feira (27).


 
“Tenho que colocar minha saúde mental como prioridade. Não vejo problema em desistir de grandes competições para focar em você porque mostra força como competidora e como pessoa”.

Simone Biles

 A partir daí o mundo realmente desabou nas costas da atleta, que chegou a ser chamada por um subprocurador do Texas de "vergonha nacional para os EUA". E diante de tamanho insulto, mulheres esportistas ou não, em todo o mundo, saíram em sua defesa nas redes sociais!  No Brasil, a jornalista Cristina Serra, foi uma das primeiras a falar sobre a pressão desumana que provocou a atitude radical de Simone Biles. Acompanhe no player abaixo:

 

Sem dúvidas, Simone é uma atleta que honra as 31 medalhas conquistadas ao longo de sua carreira. Merece toda nossa admiração e aplauso. O Viva Maria conversou ainda com a psicóloga Lydia Rebouças, que é vice -reitora da Universidade da paz (UNIPAZ), sobre a importância da preservarmos nossa saúde mental, independentemente das expectativas que os outros têm sobre nós.

 

 

Criado em 30/07/2021 - 11:03 - Episódio Viva Maria: Psicóloga fala sobre saúde mental!

Mais do programa