Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Protetora ambiental fala sobre os desafios no monitoramento de unidade de conservação na Amazônia

Aldeiza Lago fala sobre os desafios na proteção do Parque Nacional do Juruena, localizado entre o norte do estado do Mato Grosso e sul do Amazonas

Viva Maria

No AR em 03/09/2021 - 03:06

Às vésperas do dia da maior floresta tropical do planeta, a Amazônia, celebrado em 5 de setembro, Mara Régia saúda os povos da floresta e conversa com Aldeiza Lago, gerente de unidades de conservação na região amazônica.

Nesta edição do Viva Maria, a entrevistada comenta sobre a rotina e seus desafios diários nas ações de monitoramento e fiscalização do Parque Nacional do Juruena. A unidade de proteção integral está localizada entre o norte do estado do Mato Grosso e sul do Amazonas e engloba diversos municípios, entre eles, os municípios de Apiacás, Apuí, Colniza, Cotriguaçu, Maués e Nova Bandeirantes. 

Aldeiza Lago é uma dessas mulheres guerreiras e inspiradoras que desempenham papel fundamental na proteção dos nossos biomas, especialmente da floresta amazônica. Mara Régia  a conheceu durante uma expedição ao Mosaico do Apuí, no Sul do Amazonas, em 2017. 

Ela fala sobre o dia de campo frente a essa atuação com as comunidades locais. "A gente trabalha com comunidades ribeirinhas, indígenas, já visitei várias, teve comunidades em que passei 2 a 3 dias para chegar. Para a gente chegar até essas pessoas, geralmente passamos por alguns conflitos como ações de grilagem de terra, pesca ilegal, garimpo, então esse trabalho requer um cuidado e uma atenção especial",conta.

Ouço o depoimento completo no player acima. 

Criado em 03/09/2021 - 07:12

Mais do programa