Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Elis e as muitas Marias que vivem nela

Da musicista à militante política, o jornalista Anderson Falcão traça os vários perfis da estrela!

Viva Maria

No AR em 21/01/2022 - 11:00

Olá, amigas e amigos desse nosso programa que hoje se despede de uma semana muito importante para a cultura do nosso pais!  E isso porque ao longo dos últimos dias tivemos uma série de iniciativas que nos levaram a revisitar a obra de duas grandes cantoras do Brasil que, por coincidência, tiveram suas trajetórias de vida marcadas pelo dia 19 de janeiro.

Nessa data em 1942 nasceu  Nara Leão, cujos 80 anos foram celebrados  em música, prosa, verso e até mesmo no documentário recém-lançado  pela Globoplay O canto livre de Nara Leão.

Carcará, conhecida canção de protesto contra a ditadura militar que fazia parte do show Opiniao no Rio de Janeiro nos idos de 1964! É fato que Nara Leão apostou em inúmeros repertórios e estilos musicais, mas foi a Bossa Nova que abriu as portas do sucesso para ela!

Nara e Elis não chegaram a ser amigas, mas ambas compartilharam por meio da música a mesma  paixão pela liberdade! Não por acaso, os 40 anos da morte de Elis foram lembrados a partir do sobrenome Coragem, titulo do filme de Andreia Horta sobre ela!  

Contudo,  sabemos que não há sobrenome capaz de traduzir essa mulher tão intensa, tão profunda e tão talentosa! 

E por isso vamos nos valer da pesquisa do amigo jornalista Anderson Falcão para saber, enfim, quem era essa cidadã indignada que sempre se posicionou contra a estupidez, a violência e tantos outros absurdos! Anderson querido, afinal quem era essa mulher?

Tags:  Elis Regina

Criado em 21/01/2022 - 11:00

Mais do programa