Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No dia nacional do bombeiro, Viva Maria presta homenagem à categoria

O personagem do premiado documentário Fênix , o voo de David, compartilha a história que transformou as cinzas deixadas pelo incêndio no Museu Nacional em música

Viva Maria

No AR em 26/05/2022 - 07:35

O Viva Maria  hoje  faz questão de fazer soar o som da sirene do carro de bombeiros para comemorar a data nacional dessa categoria que, não por acaso, é uma das mais aplaudidas e reconhecidas pela população brasileira.

 Para as crianças, em especial,  ser bombeiro é salvar vidas é um sonho desde os primeiros anos de infância. Verdadeiro fascínio e não é para menos, afinal esses super-heróis, além de atuarem no combate a incêndios, afogamentos, desastres naturais, desabamentos  e  tantos outros eventos extremos honram com coragem e destemor a farda vermelha que usam. 

Parabéns a todas as pessoas que cumprem com bravura  a missão de estar permanentemente a serviço da vida. Uma vida que qual fênix  é capaz de ressurgir das cinzas.

Prova disso é o bombeiro- músico David Lopes que atuou no combate ao fogo no incêndio do Museu Nacional na Quinta da Boavista em setembro de 2018. Considerado pelos pesquisadores a  maior catástrofe cultural que nosso país já experimentou. Uma tragédia que comoveu  o Brasil e o mundo. Só que dois anos após o desolador episódio, tamanha tristeza foi ressignificada e transformada em música. 

Graças ao voo de Davi Lopes, que aproveitou parte da madeira encontrada nos escombros do incêndio para produzir instrumentos musicais violão , bandolim , violino e cavaquinho.

Além disso, ele convidou artistas como Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Paulinho Moska , Hamilton de Holanda, Nilze Carvalho e Felipe Prazeres a se encontrarem com ele nos limites do museu  graças ao documentário de Vinícius Dônola, diretor e roteirista de Fênix : o voo de Davi.

Confira o programa no player acima

Tags:  Bombeiros

Criado em 26/05/2022 - 07:35

Mais do programa