Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria comemora seus 41 anos com mais uma bandeira de luta : o etarismo

A jornalista e escritora Daniela Arbex compartilha os detalhes de Lisa La Flamme do Canal CTV News, demitida porque decidiu não mais pintar seus cabelos assumindo seus grisalhos

Viva Maria

No AR em 14/09/2022 - 11:00

Oi oi gente querida desse nosso programa que neste 14 de setembro faz mais um ano de vida! Em primeiro lugar, parabéns a você Maria que é a razão maior desse nosso navegar nas ondas do rádio há 41 anos !

Parabéns à baiana Ana Carinhanha que, gentilmente, cedeu os versos da sua Super Maria para que embalássemos a ideia de produzir uma série de podcasts sobre as mulheres que nos mantém de pé , firmes na luta.

 Gratidão eterna também a Milton Nascimento e Fernando Brant que desde o inicio da década de 80, na voz de Elis Regina, estão a nos lembrar que toda Maria tem o direito de viver, amar e ser feliz como todos os seres desse nosso planeta. Em busca dessas conquistas não foram poucas as vezes que ganhamos às ruas ao som de Maria Maria. Não por acaso esse nosso programa não tardou a ser reconhecido por seu pioneirismo na mobilização das mulheres por seus direitos nas ondas do rádio. 


Mobilização essa que demostrou toda sua intensidade em 1990 quando Viva Maria teve seu curso interrompido pela reforma administrativa do então presidente Fernando Collor de Mello. Coincidentemente, justo nesse ano, aconteceu o 1º Encontro Feminista Latino-Americano na cidade de San Bernardo, na Argentina. E foi lá , graças ao protesto das brasileiras indignadas pela perda de um importante canal de voz para as mulheres no rádio brasileiro que, unidas a dezenas de jornalistas presentes ao encontro em San Bernardo, resolveram fazer um desagravo à interrupção do Viva Maria.

 E assim foi criado o Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação. Uma data que tem sua origem no dia de criação do Viva Maria. Ao longo das últimas 4 décadas nosso programa jamais deixou de denunciar a desigualdade , a injustiça social , o racismo , o preconceito a discriminação e hoje não haverá de ser diferente

Neste 14 de setembro de 2022 queremos levantar bandeiras de luta contra o ETARISMO, E pra quem ainda não sabe o significado dessa palavra, ouvido colado no rádio para ouvir uma das jornalistas mais importantes do nosso país. Bem- vinda Daniela Arbex.

 

Daniela Arbex

 

 

Criado em 14/09/2022 - 06:38

Mais do programa