Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria relembra a luta feminina pelo direito à participação política

Com base da lei de cotas e do Fundo partidário, a advogada e professora da FGV Direito Rio, avalia o protagonismo das mulheres nas últimas eleições

Viva Maria

No AR em 03/11/2022 - 06:11

Oi, oi gente amiga desse nosso programa que neste 3 de novembro comemora o Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher, em 1930.

Lá se vão 92 anos de um tempo em que nós éramos cidadãs de segunda categoria, já que não podiamos eleger nossos representantes. O voto era masculino e censitário, ou seja , só tinha direito de de votar quem tivesse uma condição financeira estável.


Felizmente hoje o voto é um direito universal no Brasil, não importa o sexo, o gênero, a cor da pele, a etnia ou opção sexual, mas é bom não esquecer que no passado era um privilégio de homens ricos e brancos. E aqui estamos nós neste 2022 que, inclusive, em fevereiro celebrou os 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil.

Hoje, neste histórico 3 de novembro , Viva Maria se propõem a resgatar o que foi a luta de todas as mulheres que nos idos de 1930 se insurgiram pelo direito de votar e serem votadas. Para isso contamos com a participação da advogada Ligia Fabris que é também professora da FGV Direito Rio.

Tags:  Voto feminino

Criado em 03/11/2022 - 06:11

Mais do programa