Depois de duas posses tão importantes e históricas como as de ontem, no Palácio do Planalto, eu só posso cumprimentar vocês com uma palavra que em sua origem significa força e poder. Axé! Muito Axé para todas as filhas e filhos da Mãe África. A agora Ministra Anielle Franco fez questão de incluir em seu discurso de posse essa reverencia a Mãe África!
Nada mais simbólico até porque a tônica da cerimônia de ontem foi o enfrentamento ao racismo. Tanto assim que o ato final do Presidente Lula na posse de Sonia Guajajara e Anielle Fraco, foi a sanção da lei que equipara o crime de injúria racial ao de racismo. Com isso, a partir de agora injúria passa a significar prisão de 2 a 5 anos de reclusão. Sem dúvidas esse ato marcou a culminância das emoções e tensões reprimidas nos últimos dias. Uma verdadeira catarse coletiva. Nela em alto e bom som ecoaram também as palavras da Ministra dos Povos Indígenas.
E ao som do Hino Nacional celebramos, dentre outras coisas, a resistência do povo brasileiro que depois de vivenciar uma das páginas mais tristes de sua história, conseguiu se reencontra na cerimônia de posse de duas Excelentíssimas Ministras, artífices da reconstrução do Palácio do Planalto que no último domingo foi palco de um ataque tão violento como inaceitável !
Mas condenados que somos a um eterno recomeçar, sabemos que sob a falsa imagem da derrota, como candangos do sistema nervoso dessa cidade arca, arquétipo, somos resistência e haveremos de recuperar tudo o que foi destruído pelos vendilhões no templo!
Com essa certeza, Viva Maria reforça seu esperançar ouvindo uma “Canção de ninar gente grande! Samba da Estação Primeira de Mangueira que encerrou a gloriosa posse de Anielle e Sonia Guajajara , guerreiras brasileiras!