Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rumo às urnas, Viva Maria destaca o protagonismo feminino contra as pautas conseravadoras

A socióloga Jacqueline Pitanguy analisa esse fenômeno político 

Assinar podcast

Viva Maria

No AR em 30/09/2024 - 08:17

Saudações democrátias para todo mundo que acompanha com especial interesse a movimentação de candidatas e candidatos rumo às conquista do voto nas eleições municipais desse ano.

O pleito acontece á no próximo domingo (6), com 2º turno marcado para 27 de outubro, se for o caso.

Rumo às urnas, eleitoras e eleitores escolherão prefeitas e prefeitos, vices e vereadoras e vereadores dos 5.569 municípios do país. Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral,(TSE), a uma semana das eleições de 2024, 463 mil pessoas pediram registro para concorrer às prefeituras, vice e vereança.

O número representa uma queda em relação às eleições de 2020. Em meio às candidaturas, 13.128 são homens, enquanto 2.324 são mulheres.Uma diferença que mostra que o número de candidatos do sexo masculino é quase seis vezes maior do que o de mulheres na disputa.

Contudo, resta-nos o consolo de saber que segundo pesquisa Datafolha, as mulheres têm sido a maior barreira de contenção contra os retrocessos impostos por uma pauta conservadora no Brasil e no mundo.

E para que possamos aprofundar as razões para esse nosso protagonismo, vamos ouvir a socióloga Jacqueline Pitanguy que é também uma das coordenadoras da ONG Cepia Cidadania.

Criado em 30/09/2024 - 08:17

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa