Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria saúda a diversidade e as políticas de identidade de gênero

Em contraponto ao discurso de posse de Trump, a sociológa Jacqueline Pitanguy ressalta a resistência das Marias em nome da cidadania

Assinar podcast

Viva Maria

No AR em 22/01/2025 - 08:28

Saudações democráticas a todas as pessoas que pautam suas vidas pelo respeito à diversidade, até porque é através dela que se atesta a riqueza de um povo.

E justo no momento em que Donald Trump reassume a presidência dos Estados Unidos, para um segundo mandato e se apresenta como se fosse o verdadeiro “ dono do mundo” ignorando, inclusive, as leis que regem a Constituição de seu próprio pais, Viva Maria compartilha perplexidades e aberrações que sublinharam seu discurso de posse.

A começar pelo fim da cidadania por nascimento, passando pelo perdão aos invasores do Capitólio, imigração, dentre muitas outras ações.

Mas, para nós Marias, importa muito de perto saber que Trump 2.0 decretou o fim das políticas afirmativas na pauta de costumes. Disse ele "a partir de hoje, será política oficial do governo dos Estados Unidos que existam apenas dois gêneros: masculino e feminino.

Trump prometeu que seu governo encerrará qualquer política de identidade de gênero ou de afirmação racial. Ele disse ainda que os Estados Unidos voltarão a apostar na meritocracia. E, diante de um cenário tão estarrecedor, resta-nos resistir e lutar, já que essa é a força que nos alerta.

Viva Maria e viva a socióloga Jacqueline Pitanguy, uma das coordenadoras da organização não governamental (ONG) Cepia (Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação).

Criado em 22/01/2025 - 08:28

Mais do programa