Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cronista desconstrói padrões machistas na formação de meninas

No Dia Nacional da Mulher, a cronista Junia Puglia nos ajuda a

No Viva Maria desta quinta-feira (30), Dia Nacional da Mulher, a cronista Junia Puglia fala dos padrões estabelecidos pelas famílias e escolas, que tentam condicionar o comportamento das meninas e determinar suas escolhas.

 

A desigualdade salarial é outra face perversa da discriminação no país. O machismo faz com que até mesmo mulheres assassinadas sejam marginalizadas pela sociedade.

 

Confira outras edições do Viva Maria

 

A cronista Junia Puglia lembrou dos conceitos impostos às meninas no período escolar, principalmente durante o Ensino Básico. Na época, os professores diziam “meninas não podem jogar bola, têm que brincar de roda no recreio”.

 

Ainda, de acordo com Junia, quando uma mulher grávida chega às lojas, a vendedora pergunta: “É menino ou menina?”. A pergunta sempre vem à tona para que a vendedora saiba que cor pegar para a compra: azul ou rosa?

 

Segundo a cronista, esses padrões vêm sendo impostos às mulheres há muito tempo. “As boas meninas eram as meninas submissas, que falavam baixo, eram carinhosas e obedientes, que iam bem na escola e cumpriam as expectativas das famílias, pais e sociedade”.

 

Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Viva Maria!

 

Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.

 

Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

A apresentação e a produção são de Mara Régia.



Criado em 30/04/2015 - 12:01 e atualizado em 30/04/2015 - 10:39

Mais do programa