No Dia Mundial da Ecologio, 5 de junho, o Viva Maria reverencia todas as pessoas que tombaram na vida para que a floresta ficasse em pé. Pessoas anônimas, mães da mata, mães das águas, mulheres ribeirinhas, extrativistas, qulombolas, indígenas, guardiãs dos babaçuais que de geração em geração, resistem.
Confira a entrevista com Maria Helena Gomes dos Santos Amorim, mais conhecida entre as quebradeiras de coco como a herdeira número um da dona Raimunda dos cocos. Ela fala sobre a luta dessas mulheres em defesa da profissão, da cultura e da preservação da natureza.
"A gente trabalha para o babaçu sendo livre para todas. Há muita cerca que rodeia nosso babaçu. A gente que quebrar essas barreiras para ter acesso livre ao babaçu, que é a vida que nos sustenta a cada dia", disse Maria Helena.
Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.