Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria: camponesa se inspira em dificuldades para compor músicas

Maria Maia persiste em viver e plantar em uma região que sofre

A luz do fogo olímpico que alimenta o sonho do Brasil na corrida pelo ouro inédito para a seleção brasileira de futebol masculino no sábado (20), Viva Maria simbolicamente se antecipa a essa festa que haverá de fazer o Brasil cantar vitória para colocar uma mulher do interior da Amazônia no lugar mais alto do pódio.

 

Falo de uma atleta de muita força, raça e fé. Tanto assim, que desde 2007, depois que um incêndio criminoso devastou todo o seu lote, em vez de se lamentar, ela tratou de fazer música. Infelizmente essa nossa Maria está de novo às voltas com esse fogo devastador. Vamos deixar que ela mesma nos conte o que aconteceu no seu pedacinho de terra em Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso. Diga lá Maria Maia!

 

“Aqui era só capim. Em 2010, virou campo cinza. Ai os capins foram nascendo e eu fui arrancando e as árvores foram nascendo. E eu peguei e complementei com abacaxi, caju, pequi, baru. Inclusive estou colhendo castanha de cajú”, conta Maria Maia.

 

A camponesa conta que a queimada destruiu praticamente a metade do meu terreno onde ela vive. A seca e o vento forte durante o mês de agosto ajudam o fogo a se espalhar. “Onde está seco, qualquer faísca vira fogo”, lamenta.

 

Confira a íntegra do Viva Maria.

 

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

Apresentação e Produção: Mara Régia 



Criado em 19/08/2016 - 16:12 e atualizado em 22/08/2016 - 11:05

Mais do programa