Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bossamoderna apresenta mais uma edição da “Janela dos Novos”

O repertório conta com discos recém-lançados de alta qualidade musical

Bossamoderna

No AR em 22/10/2017 - 22:00

O Bossamoderna deste domingo (22) abre mais uma edição da Janela dos Novos. O programa conta com obras de Chico Buarque, do grupo Tribalistas, Donato e Donatinho, entre outros grandes nomes que fazem parte do cenário musical brasileiro.

Ouça no player abaixo.

O Bossamoderna começa com o álbum “Caravanas”, o mais recente do carioca Chico Buarque, sem lançar discos solo há seis anos. O programa abre com “Tua cantiga”, inspirada, segundo o autor da melodia, o pianista Cristovão Bastos, na “Polonaise em G minor”, de Bach, cujo ritmo flutua entre a valsa e o lundu. O disco foi lançado pela Biscoito Fino. Do repertório, é também “Massarandupió”, de Chico Buarque, em parceria com o neto homônimo, Chico Brown, filho de Carlinhos Brown.

Outro destaque é retorno do grupo Tribalistas, coletivo liderado por Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. Após um primeiro volume lançado em 2002, seguido de esparsos shows, desembarca este CD/DVD também chamado “Tribalistas”, pelo selo Phonomotor, de Marisa, distribuído pela gravadora Universal. O dialético “Um só” traz assinatura do trio e conta com a participação do filho de Arnaldo, Brás Antunes. O disco tem ainda “Lutar e vencer”, composição do trio central, que faz referência a ocupação dos espaços públicos e privados pelos movimentos sociais.

Pianista do emblemático Zimbo Trio, um dos pilares da bossa paulista, Amilton Godoy divide o disco “A mil tons”, do selo Maritaca, com a flautista paulistana Léa Freire. A dupla apresenta “Caucaia do alto”. Também do álbum centrado na obra de Godoy é “Teste de som”.

Dois outros músicos lideram o CD “Sintetizamor”: o acreano João Donato e seu filho Donatinho. “Ilusão de nós”, é parceria da dupla com João Capdeville. O álbum é do selo Deck. Dele também é “Vamos sair á francesa”, dos dois solistas, com a adesão autoral de Ronaldo Bastos.

O Bossamoderna apresenta também outro duo, o cantor e compositor Paulo Monarco e a cantora e atriz Dandara, no disco independente “Dois tempos de um lugar”. “Uni duni tê”, de Monarco e Marcelo Segreto, da Filarmônica de Pasargada, é uma das faixas. Também faz parte do álbum a faixa “Dois tempos de um lugar”, produzido por Swamy Jr e Tó Brandileone. A obra é de autoria de Celso Viáfora.

Também fazem parte deste Janela dos Novos os violonistas Yamandu Costa e Alessandro Penezzi, que dividem a faixa título do CD “Quebranto”, da gravadora Biscoito Fino, de autoria de Penezzi.

Compositor, músico e intérprete da pós-vanguarda paulistana, Kiko Dinucci finalmente estreou disco solo, “Cortes curtos”. Nesta edição, o destaque fica por conta da faixa “Morena do facebook”. Dele também é “Terra de um beijo só”, parceria de Kiko e Anna Zêpa.

E, para encerrar, uma faixa de Chico Buarque e outra dos Tribalistas. Elas sincronizam o mesmo tema do desterro social, vivido no tempo presente. Pelos exilados da miséria e das guerras, como no caso de “Diáspora”, dos Tribalistas e pelos os exilados em sua própria cidade, são os “suburbanos tipo muçulmanos, do Jacarezinho a caminho do Jardim de Alá, de "As caravanas”, de Chico Buarque.

Bossamoderna vai ao ar todo domingo, às 22h pelas rádios MEC AM e MEC FM com reprise toda quarta às 21h na MEC AM.

Envie seus pedidos de músicas, participação ou informações da programação também pelo Whatsapp: (21) 99710-0537.

Criado em 19/10/2017 - 09:00 - Episódio Janela dos Novos

Mais do programa