Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vídeo brasileiro sobre Saúde Rural é premiado na Índia

Em entrevista ao programa, curadora da animação fala sobre a iniciativa

Brasil Rural

No AR em 09/05/2018 - 12:27

O Brasil Rural de hoje vai falar sobre saúde. Existe diferença entre saúde da população rural e a saúde da população urbana? Sobre este assunto, o programa conversou com a professora do Departamento de Saúde Comunitária, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e curadora do vídeo, Magda Almeida. 

Apresentado pela delegação brasileira na 15ª Conferência Mundial de Saúde Rural - ocorrida de 26 a 29 de abril em Nova Déli, na Índia -, o vídeo "Por que saúde rural é diferente da urbana" foi o vencedor na categoria Melhor Animação nas premiações do evento. Com duração de três minutos, ela explica de forma simples as particularidades dos cuidados médicos necessários para com as populações do campo, como ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores rurais, pescadores, marisqueiras, entre outras. E fala também sobre o déficit de profissionais de saúde nesse ambiente. 

"O vídeo é uma iniciativa de um coletivo internacional chamado Rural Seeds, que em português quer dizer: sementes rurais. É uma iniciativa de estudantes, jovens médicos e profissionais que se sensibilizaram com a causa da saúde rural e que militam nessa área. A gente tem estudantes que trabalham com a gente das Ilhas Caribenhas, da Inglaterra, do Canadá. Mas esse vídeo, em particular, foi feito por estudantes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais que, junto com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC),  fizeram essa parceria para fazer esse vídeos. É uma série sobre saúde rural", conta a professora.

Veja abaixo a animação:

E acompanhe no player abaixo o áudio completo da entrevista. 

 

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 09/05/2018 - 13:02

Mais do programa