A pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul e coordenadora do projeto “Aproveitamento Integral da Carne Ovina”, Elen Nalério, falou com o Brasil Rural nesta quarta-feira (12) sobre a necessidade de incentivar o consumo da carne ovina.
Segundo a coordenadora, a carne de ovelhas é pouco consumida no mercado brasileiro. Pelo menos 12% dos brasileiros nunca experimentaram este tipo carne. O projeto que Elen coordena tem o objetivo de entender o porquê do baixo consumo da carne ovina e de incentivar o consumidor a ter mais opções de carnes.
“Existe um pouco de confusão no que diz respeito à categoria animal. A gente sabe que o consumidor que hoje come carne ovina, prefere comer a carne de cordeiro, que é um animal jovem, mas regionalmente a gente também utiliza outras denominações, por exemplo, carne de carneiro, carne de ovelha. E a gente entende que são produtos bem diferenciados”, explica a pesquisadora.
A especialista destaca ainda que parte dos consumidores não consomem a carne do carneiro e da ovelha por causa do sabor muito intenso. Além disso, há a falta de hábito e falta de conhecimento no preparo, entre outros motivos que levam as pessoas a não consumirem carne ovina.
Ouça a entrevista no player abaixo: