O Brasil Rural desta quarta-feira (24) entrevistou o estudante do ensino médio João Pedro Silvestre Armani, que desenvolveu um conservante natural a partir da carapaça do camarão.
Ouça no player abaixo:
João Pedro contou que o projeto teve início em seu primeiro trabalho de iniciação científica. No início, foi feita a extração da quitosana - substância derivada da carapaça de crustáceos - e criado um plástico, que foi aprimorado até formar uma solução que passada nos alimentos, consegue conservar os frutos por até 50 dias.
No projeto atual, essa solução é um líquido extremamente barato, feito a partir de resíduos, substitui o uso de agrotóxicos e cria uma película que reduz as trocas gasosas e mntém o fruto sadio por mais tempo.
O estudante falou que hoje o conservante é testado em laranjas, logo na pós-colheita.
Atualmente, João busca aprimorar essa solução, usando a quitosana e a cera de abelha que, além de conservar o fruto, dá brilho causando boa aparência ao produto.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.