Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Óperas natalinas são destaque no Caderno de Música

Programa traz canções de Tchaikovsky, Vladimir Rebikov e Hans Pfitzner

Caderno de Música

No AR em 23/12/2017 - 11:45

A temática de Natal sempre serviu de inspiração para compositores dos mais diferentes estilos e épocas. Na música clássica, podemos encontrar concertos, sinfonias, oratórios e até mesmo óperas escritas para esta ocasião. Em um Especial de Natal, o Caderno de Música deste sábado (23) destaca algumas das principais óperas natalinas compostas ao longo dos séculos.

As óperas baseadas no nascimento de Jesus começaram a ser compostas pouco tempo depois do surgimento da própria ópera em si, no início do século XVII. Em meados do século XIX, passou a ser permitida também a criação de óperas seculares, ou seja, não-cristãs, baseadas em outros elementos de inspiração natalina, como o Papai Noel e o Rei Wenceslaus.

Nos séculos XVII e XVIII, óperas com temáticas bem criativas foram escritas por compositores de diferentes estilos, como é o caso de “A Grande Natividade de Cristo, Nosso Salvador”, de Jacopo Peri, “Per the notte del Santissimo Natale”, de Carlo Francesco Cesarini, “O Conto de Natal”, de Charles Dibdin e “Natal no País”, de Johann Baptist Schenk. Porém, apesar de serem verdadeiras obras-primas, estas óperas natalinas do período barroco infelizmente ainda não possuem gravações de qualidade.

A partir do século XIX, porém, já conseguimos encontrar algumas gravações com a temática natalina. É o caso da ópera “Vakula, o ferreiro”, de Tchaikovsky, com libreto escrito por Yakov Polonsky e baseada no famoso conto “Noite de Natal”, de Nikolai Gogol. Aliás, este conto de Gogol também serviu de inspiração para a ópera de mesmo nome de Rimsky-Korsakov.

No século XX, a ópera infantil “A árvore de natal”, de Vladimir Rebikov, com libreto de Sergey Plaksin e baseada em uma história de Dostoyevsky, se tornou muito conhecida por sua valsa, que é comumente executada como peça isolada. Outra ópera natalina composta neste século que merece destaque é “Das Christ-Elflein” ou “O pequeno duende de Cristo”, composta por Hans Pfitzner com libreto escrito pelo próprio compositor e por Ilse von Stach. 

Ouça trechos destas óperas natalinas no player acima.

Caderno de Música vai ao ar sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 21/12/2017 - 09:00 - Episódio Caderno de Música 23/12/2017

Mais do programa